A higiene pessoal é uma necessidade básica relacionada com o conforto e dignidade, mas também com a saúde e integridade da pele.
Parece-nos importante que, com muita delicadeza e respeito pela intimidade, exista por parte dos colaboradores da Laços de Saúde supervisão/controle da higiene diária de todos os nossos clientes. O objectivo é, sempre que possível, estimular o auto-cuidado.
Qualquer anomalia detetada durante a higiene diária: edema; equimose; dor; vermelhidão; alteração da cor, consistência ou cheiro de fezes e urinas; quaisquer queixas aparentemente injustificadas, são imediatamente comunicadas aos técnicos de saúde da Laços de Saúde e ao familiar responsável por forma a assegurar uma resposta rápida e eficaz.
Quando, por doença ou especial incapacidade, tenham de permanecer no leito, não significa que necessitem de menos cuidados de higiene – antes pelo contrário – nem que a sua apresentação estética tenha menos importância. Nestes casos há que ter especial atenção ao risco de úlceras de pressão. Elas podem surgir mesmo quando se usam os equipamentos necessários. Os nossos colaboradores têm formação específica para esta problemática e atuam para a sua prevenção.
Encorajamos os nossos clientes a cuidar do seu aspeto.
Os aspetos da higiene pessoal e estéticos são fundamentais à conservação ou melhoria da qualidade de vida e da auto-estima, não se resumindo por isso à limpeza e ao asseio. Neste sentido são também serviços da nossa empresa o tratamento de unhas (manicure e pédicure), barbeiro e cabeleireiro.
O apoio que prestamos nos cuidados de higiene pauta-se pelo respeito, dignidade, privacidade e confidencialidade.